Com a instalação de mais dois semáforos (na Rua Julho e na Avenida Mato Grosso), a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) terá instalado sinalização semafórica em 67 cruzamentos da cidade, oferecendo mais segurança na travessia em trechos de ruas com tráfego intenso.  Vão ganhar semáforos os cruzamentos da 14 de Julho com a Rua da Liberdade e da Avenida Mato Grosso com a Rua João Akamine, na região do Bairro Santa Fé.

Junto com o reforço da sinalização, continua a substituição de semáforos na área central da cidade. A sinalização já foi modernizada em 60 cruzamentos,  com substituição da fiação, troca dos suportes,  porta-foco, uso de lâmpadas de led e contagem de tempo para o pedestre.

Depois de concluído o serviço em 11 cruzamentos da José Antônio, o trabalho será feito nas ruas Sebastião Lima e na Avenida Eduardo Elias Zahran, onde os porta-focos, braços e colunas  serão mantidos, mas haverá troca das lâmpadas de LED,  fiação e instalados novos controladores, para viabilizar o sincronismo . Com isto, haverá fluidez ao tráfego com a chamada “onda verde”, com 50 km/h de velocidade.

A etapa seguinte será implantação da  rede de fibra óptica desde  rotatória das ruas Ceará e Joaquim Murtinho (que será semaforizada), passando pela Zahran, até a confluência com a Avenida Calógeras. Numa etapa seguinte, a fibra óptica chegará a Agetran, onde será instalada uma central de monitoramento. Cada semáforo terá nobreak  para garantir o funcionamento dos equipamentos mesmo em caso de pico de energia.

A central de monitoramento que vai permitir a regulação a distância e em tempo real do tempo “vermelho” e “verde”. A central será uma ferramenta fundamental para garantir agilidade na manutenção dos equipamentos com focos queimados ou funcionamento de forma intermitentes, por exemplo, situação que acaba gerando confusão nos cruzamentos.

Investimento

A modernização semafórica foi iniciada ano passado pela Prefeitura de Campo Grande.  A previsão é que sejam  investidos R$  2,240 milhões, recursos do Programa Pró-Transporte, que prevê a substituição de 200 semáforos no quadrilátero formado pelas avenidas Fernando Côrrea da Costa, Ceará, Mato Grosso e Calógeras.

O projeto também contemplará as principais vias de acesso a todas as regiões da cidade, como Bandeirantes, Brilhante, Ernesto Geisel, Gury Marques, Costa e Silva, Cônsul Assaf Trad, Mascarenhas de Moraes, Euler de Azevedo, dentre outras.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A ação atende o objetivo 3 do compromisso feito pela Prefeitura de Campo Grande com a Organização das Nações Unidas, por meio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Ele tem como uma das metas: Até 2020, reduzir pela metade as mortes e os ferimentos globais por acidentes em estradas.