Cerca de 60 agentes sociais e coordenadores do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC) em Campo Grande receberam nesta quarta-feira (28) Formação Continuada com temas de saúde, com avaliação antropométrica, orientações da academia ao ar livre e explicações de caminhada e corrida orientada.

As capacitações foram realizadas nesta manhã com teoria e prática, e seguem até às 17h no Parque Ayrton Senna, com as professoras Juliana Alves Porfírio e Vânia Lopes. Segundo o Coordenador do PELC na Capital, Maicon Mommad, o objetivo é que os agentes tenham uma formação básica nestas três áreas e o padrão de orientação. “Além do conhecimento de cada área, nós pretendemos fazer avaliação física dos beneficiários do programa, colher os dados e no futuro montar um artigo dos resultados”.

Também conhecido como avaliação física, à avaliação antropométrica, é uma investigação baseada na medição das variações físicas e na composição corporal global. Os parâmetros mais utilizados para a avaliação são as medidas primárias (utilizadas isoladamente), como peso, estatura, dobras cutâneas e circunferências e as medidas secundárias (combinadas) como Índice de Massa Corporal (IMC), peso ideal, somatória de dobras cutâneas, entre outros.

Entre as informações repassadas aos agentes estavam as formas corretas de alongamento e a realização dos movimentos de forma lenta e progressiva, manter a boa postura em todos os exercícios; usar roupa adequada e tênis; não utilizar todos os aparelhos no mesmo dia, dividindo-os em dias diferentes consoante a disponibilidade da academia; não realizar exercícios se sentir alguma dor, tontura, em caso de febre ou se sentir mal-estar; realizar os exercícios pela manhã ou ao final da tarde para fugir do sol forte.