Pacientes também recebem orientações e participam de oficinas sobre alongamento e atividades físicas. (Foto: Sesau).
Pacientes também recebem orientações e participam de oficinas sobre alongamento e atividades físicas. (Foto: Sesau).

Uma alimentação saudável é benéfica tanto para o aspecto físico como mental. Um indivíduo que se alimenta corretamente possui mais disposição para realizar suas as atividades diárias e tem sua autoestima melhorada.  A partir desde conceito foi instituído na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Jardim Antártica o programa EmagreSUS que acontece a cada 15 dias com o objetivo de incentivar a prática de uma alimentação saudável e desenvolver suas potencialidades terapêuticas, além de oferecer acompanhamento nutricional, entre outros serviços de saúde, aos pacientes.

Estudos científicos apontam que há uma série de doenças que podem ser evitadas através de uma alimentação saudável como por exemplo: obesidade, câncer, artrite, anemia, diabetes, hipertensão e diversos tipos de distúrbios hormonais, além de prevenir o envelhecimento precoce, melhorar a circulação, combater a depressão, o estresse, a ansiedade e a insônia.

Os alimentos saudáveis são essenciais para a atuação do nosso sistema imunológico, que garante o bem-estar e a longevidade, ou seja, pode fazer com que vivamos mais e melhor.

Conforme a gerente administrativa da unidade, Raiden Glaura Andelucci Nery, o programa começou a ser implantado na UBSF Jardim Artártica em 2014 e, a princípio, os encontros do grupo eram promovidos a cada seis meses.

Entretanto, com o passar do tempo, diante da necessidade de ampliar o atendimento o ofertar o serviço de maneira mais contínua, em virtude da boa aceitação, os encontros passaram a acontecer a cada 15 dias, ou duas vezes ao mês.

A gerente explica  que o grupo é formado por pacientes da unidade que aderiram ao EmagreSUS como uma terapia complementar ao seu tratamento de saúde. Atualmente o grupo é formado por 20 pessoas.

Conforme Raiden, ao chegar à unidade, esse paciente passa por uma avaliação nutricional e a partir daí começa a participar das reuniões e palestras. Ela ressalta que apesar das atividades serem em grupo, todos os pacientes são acompanhados individualmente pelos profissionais da unidade e pela equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) – Batistão.

“Esse  cuidado é muito importante porque cada paciente tem a sua necessidade. O programa em si não é voltado somente para aquelas pessoas que estão obesas e ou com sobrepeso, mas para todo mundo que quer ter uma vida mais saudável e a alimentação é fundamental neste processo”, diz.

Ela ressalta ainda que, além da orientação e acompanhamento nutricional e das dicas de alimentação saudável, os pacientes também participam das oficinas com educador físico, dentista e fonoaudiólogo.

“Os pacientes também recebem informações sobre mastigação correta, higienização e tratamento bucal, entre outras orientações fundamentais para melhorar a qualidade de vida”, finaliza.