O Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande participou nesta semana do 30º Seminário Nacional de Previdência Social, em Guarulhos. Cinco servidores da diretoria, assessoria jurídica e assessoria de planejamento estiveram presentes no evento para conhecer técnicas de gestão de qualidade e sustentabilidade aplicadas nos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS).

Palestras com os temas “Projetos e Perspectivas da Regulação e Supervisão Atuarial, Contábil e de Investimentos dos RPPS”, “Responsabilidade e Obrigações dos Gestores e Conselheiros na Administração do RPPS” e “Princípios de Eficiência na Gestão do RPPS – Pró-Gestão” foram debatidas e apresentados cases para que os novos gestores escolham as melhores maneiras de gerir as previdências.

Diretora-presidente do IMPCG, Camilla Nascimento de Oliveira pontuou a importância dos conhecimentos adquiridos. “A carga de informações que recebemos nessas atualizações ‘obriga’ os municípios a realizar inúmeras ações, o que nos faz perceber que o IMPCG está avançado, pois muitas delas já estão em andamento. Toda equipe técnica vem se preparando para estar sempre à frente”, disse.

Ações de pró-gestão e governança corporativa, que incluem desde código de ética, até definição de limites de alçadas e transparência, já estão em andamento em todos os setores do Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande.

Para Camilla, muitas das dificuldade que os municípios passam estão sendo superadas aqui devido ao apoio e importância que a gestão municipal dá ao IMPCG. “Observamos que nos demais locais as inconformidades são inúmeras, mas ter um prefeito que prioriza o Instituto, é uma demonstração de força que nos faz crescer dia a dia”, ponderou.

O seminário é voltado especialmente aos novos gestores de Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), com o objetivo de sensibilizar e capacitá-los para uma gestão de qualidade e com sustentabilidade.

Conforme a programação da Abipem, o Seminário Nacional de Previdência Social aborda alguns dos principais desafios a ser enfrentados pelos gestores de RPPS no Brasil. É o espaço ideal para adquirir conhecimentos, entender detalhadamente todas as alterações na Legislação Previdenciária e interagir com Gestores de RPPS e Especialistas em Previdência mais renomados do país, bem como tirar as dúvidas com a equipe Técnica da Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda. O evento começou na quarta-feira (14) e termina nesta sexta-feira (16).