Agentes do serviço de Manejo Ambiental da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais (CCEV) de Campo Grande, e trabalhadores do Programa de Inclusão Profissional (Proinc) estiveram mobilizados na manhã desta sexta-feira (13) fazendo a vistoria e recolhimento de materiais inservíveis em terrenos baldios na região do bairro Aero Rancho.

Os servidores se diviram em equipes atuando no recolhimento de pneus, televisores, móveis, materiais de construção,  entre outros materiais descartados irregularmente nestes locais, tornando o ambiente propicio para a proliferação da fauna sinatrópica, em especial do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya – além trazer potencial risco sanitário à coletividade.

A superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), Veruska Lahdo,  reforça que, mesmo com a redução significativa dos casos de dengue do município, ações como esta são necessárias e devem ser constantes para evitar futuras epidemias.

“Estamos em um momento de estiagem onde existe uma diminuição natural da proliferação do Aedes aegypti, por isso a necessidade de intensificar nossas ações. Importante também que as pessoas tenham consciência de que esse é o momento que cada um precisa fazer sua parte. Cuidando do nosso ambiente, não deixando lixo acumulado,  certamente iremos se manter livres de doenças”, destaca.

Redução

Nos meses de maio, junho, julho e agosto, os casos de dengue tiveram um redução percentual acumulada de mais de 200% em Campo Grande, conforme análise do boletim epidemiológico divulgado na quarta-feira (11) pelo Serviço de Vigilância Epidemiológica (SVE) da SESAU.

Em maio,foram registrados 6.932 casos notificados de dengue, enquanto que em junho foram 2.262 notificações, o que representa uma redução  de 67%. Nos meses seguintes, julho e agosto, as notificações caíram para 585 e 156, portanto houve uma  redução de  74% e 73%, respectivamente, considerando mês a mês o que, no acumulado, ultrapassa 200%.

tem como foco a eliminação de potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya .

Cidade Limpa

No dia 30 de setembro a região do Lageado vai receber mais uma edição do projeto Cidade Limpa. Uma parceria entre a SESAU e as secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Obras e Planurb que visa fazer o recolhimento de materiais inservíveis de grande volume, não passíveis de descarte na coleta seletiva.

Os bairros Jardim Noroeste, Centro-Oeste, Cidade Morena e Moreninhas receberam edições anteriores do projeto.