Mais de 400 atendimentos foram feitos durante a ação. (Foto: Sesau).
Mais de 400 atendimentos foram feitos durante a ação. (Foto: Sesau).

Mais de 400 pessoas foram atendidas na Ação de Saúde da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Portal Caiobá, na manhã da última sexta-feira (11), em comemoração aos 118 de emancipação política de Campo Grande. Os moradores do bairro tiveram a oportunidade de realizar diversos atendimentos.

Foram realizados 88 testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites B e C em 22 pacientes, 27 exames preventivos (Papanicolau), 12 atendimentos sobre o pé diabético, 24 atendimentos de enfermagem e mais de 250 procedimentos como aferição de pressão arterial e teste de glicemia.

Para o secretário de Saúde Marcelo Vilela, a ação é importante para mobilizar a comunidade e falar da necessidade de exames preventivos. “Quando realizamos ações como esta, toda a comunidade participa e vão até a unidade de saúde para realizar os testes rápidos, os exames preventivos e receber orientação. A prevenção sempre será o melhor remédio”, disse ele.

O médico Paulo de Tarso (violão) acompanha do músico Gerson Douglas, ex-integrante do grupo Tradição.
O médico Paulo de Tarso (violão) acompanha do músico Gerson Douglas, ex-integrante do grupo Tradição.

A gerente da UBSF Portal Caiobá, Raquel Auxiliadora de Souza Monteiro da Silva, ressaltou o trabalho dos profissionais envolvidos. “Nós preparamos diversos serviços neste dia, para que a população do bairro tenha a nossa unidade de saúde como referência no caso de enfermidades. Todos os funcionários se envolveram e deram o melhor de si”, frisou ela.

Além das ações de prevenção, o médico de saúde da família, Paulo de Tarso, que trabalha na unidade há 5 anos e o ex-sanfoneiro do Grupo Tradição, Gerson Douglas, fizeram um “forró” com os idosos que passaram pela Ação de Saúde.