Para coibir o descarte irregular de resíduos sólidos, em terrenos particulares e públicos, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Gestão Urbana, Guarda Civil Municipal de Campo Grande e Agência Municipal de Transporte e Trânsito realizam, nesta quinta-feira (5), uma ação conjunta de combate nas sete regiões da cidade.

WhatsApp Image 2018-04-05 at 08.24.21Neste primeiro dia de ação já ocorreu um flagrante no Bairro Dom Antonio Barbosa. Um caminhoneiro particular estava fazendo descarte de resíduo sólido. O caminhoneiro foi notificado pela Semadur e encaminhado para a Delegacia de Pronto Atendimento à Comunidade da Piratininga.

O senhor foi multado em R$ 1,3 mil, mas não responderá por crime ambiental, visto que não chegou a descartar os restos de árvore, mas não possui licença para realizar este tipo de trabalho.

As equipes da Prefeitura vão percorrer todas as regiões da Capital em dias e horários estratégicos, buscando flagrar descartes irregulares. O cidadão que for flagrado realizando o descarte irregular de resíduos será autuado pelo agente fiscal de meio ambiente da Semadur e responderá por meio de processo administrativo por poluição ambiental. De acordo com o Código de Polícia Administrativa, Lei 2909/92, do Município de WhatsApp Image 2018-04-05 at 08.24.21 (1)Campo Grande, as multas podem variar entre R$ 2.243,00 a R$ 8.972,00.

Está disponibilizado à população vários meios para efetivar a denúncia, sendo via Disque Denúncia 156, podendo ser denunciado junto à Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e Proteção ao Turista (Decat), pelo telefone (67) 3325-2567, na Guarda Civil Municipal pelo 153 ou na 34º Promotoria de Justiça do Meio Ambiente pelo 3317-4067.

Ecoponto

Campo Grande disponibiliza à população o Ecoponto Panamá, que recepciona os tipos de resíduos como: eletroeletrônicos, eletrodomésticos, móveis inservíveis, restos de galhos de árvore, resultado da poda de árvores, resíduo do corte de grama e entulhos da construção.

Cada pessoa pode levar até 1 metro cúbico (650 quilos) por dia. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 8h às 18h. O Ecoponto está localizado na Rua Sagarana com a Avenida Prof. José Barbosa Hugo Rodrigues. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 8h às 18h.