Acadêmicos do curso de Nutrição da UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul estão participando no Cefor (Centro de Formação) “Lúdio Martins Coelho”, localizado na Secretaria Municipal de Educação – Semed, de palestras sobre o funcionamento e elaboração da merenda escolar da Rede Municipal de Ensino (Reme).

As palestras fazem parte do estágio obrigatório para a conclusão de curso e atende um convênio firmado entre a Prefeitura e a universidade, que tem o objetivo de realizar atividades de orientação dos alunos que estão cursando o último ano de Nutrição.

Através do estágio, os alunos aprendem todas as etapas que envolvem o processo da merenda escolar, desde o preparo de um pregão para aquisição de produtos até a elaboração de cardápios, além da distribuição dos produtos dentro das unidades de ensino da Reme.

A palestra inicial foi ministrada pelas nutricionistas Anne Karoline de Lima e Ana Sofia de Morais, que abordaram os principais pontos dos trabalhos desenvolvidos nos setores de alimentação da Secretaria. O estágio visa atender a disciplina de Saúde Coletiva.

“É uma interação estar mostrando, apresentando todo nosso trabalho sobre o que é o Programa Nacional de Alimentação (PNAE) e nós vamos ficar com os acadêmicos em oito encontros. Eles irão acompanhar a elaboração de cardápio e como funciona um processo licitatório para adquirir os gêneros da alimentação escolar”, comentou a nutricionista Ana Sofia Morais.

Entre os pontos apresentados, Ana Sofia destacou o emprego da alimentação saudável e adequada; educação alimentar e nutrição no processo de ensino e aprendizagem; universalidade do atendimento; participação da comunidade e apoio da agricultura familiar.

Também foram abordados pontos relativos a área operacional, como carga, transporte e descarga de mercadorias e cumprimento de normas técnicas que asseguram a qualidade higiênico- sanitária. Os alunos ainda aprenderam sobre visita técnica e elaboração de manual de boas práticas.

A estagiária Waded Adiadib Hany conta sobre sua expectativa de participar das palestras. “Dá um suporte muito importante no sentido de que a gente encontre e faça uma busca em nossa memória sobre os programas que nós estudamos e se situe. Eu vou fazer uma contextualização da teoria que eu estudei nos programas de governo em relação a educação alimentar e depois reelaborarei esse conhecimento que aprendi só na teoria, com a própria prática”, explica.

Para a nutricionista Anne Karoline de Lima, da Semed, as palestras são importantes para quem pretende seguir carreira pública. “Expliquei aos estagiários como funciona o processo de compra, desde a montagem da especificação, do fornecedor até quando chega nas escolas e Ceinfs. Caso eles prestem concurso e cheguem na prefeitura, não irão chegar sem saber nada”, menciona.

Após as palestras teóricas os acadêmicos irão fazer mais cinco encontros nas escolas para aulas práticas nas escolas e Ceinfs, que serão acompanhadas pelas nutricionistas da Secretaria de Educação. Ao todo serão 17 profissionais que acompanharão os alunos nas unidades escolares. São atendidas 94 escolas e 99 Centros de Educação Infantil – Ceinf.

A Semed montou um cronograma com dias alternados de apresentação dos assuntos relacionados aos trâmites do Nuali – Núcleo de Alimentação, que serão apresentados durante o período de estágio probatórios dos alunos.

Cronograma para as próximas datas:

25/01 – Quarta-feira

– Palestras sobre os projetos de educação alimentar e educacional.

08/02 – Quarta-feira

– Palestra sobre orientação de cardápios;