Durante os últimos dez meses mais de 800 pessoas foram capacitadas no curso de “Treinamento em Higiene na Manipulação de Alimentos” oferecido de forma gratuita pela Coordenadoria de Vigilância Sanitária (CVS) da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), por meio do Serviço de Educação Sanitária. O encerramento do treinamento da última turma aconteceu na tarde desta quarta-feira (20).

A superintende de Vigilância em Saúde da SESAU, Veruska Lahdo, destaca a importância de ofertar a capacitação à população, principalmente àqueles que estão fora do mercado de trabalho e também aos trabalhadores do ramo alimentício, considerando que o curso é uma exigência legal.

“Desta forma a pessoa pode se qualificar e assim disputar um espaço no mercado de trabalho e tudo de graça”, disse.

A capacitação teve inicio em fevereiro deste ano com 60 vagas disponíveis por mês. Além das turmas fixas, o serviço de Educação Sanitária também atendeu durante o ano demandas programadas de órgãos públicos e instituições. A manipulação adequada de alimentos evita a contaminação por bactérias e fungos, desde o transporte, armazenamento, preparo e oferta do produto já pronto.

Durante o treinamento os participantes conhecem as formas seguras de preparar os alimentos e as principais regras da vigilância sanitária. Ao final do curso, todos recebem uma declaração que pode ser utilizada para comprovar sua capacitação às autoridades sanitárias locais.

As inscrições para novas turmas devem ser abertas somente no próximo ano a partir do dia 25 janeiro. A primeira turma deve ser iniciada em fevereiro, com vagas para o período noturno, o que é uma novidade. Os interessados deverão procurar a sede da Vigilância Sanitária, localizada na Rua Antônio Maria Coelho, 76 – Vila Planalto, munidos de documentos pessoais e comprovante de residência.