Mais um ponto crítico do trânsito da Capital, a rotatória da Gury Marques (Coca-Cola), acaba de ganhar o reordenamento e semaforização, que vão por fim a problemas enfrentados pela população, principalmente na ida e retorno ao trabalho. O sistema Rotatoria da Coca Cola Alta_DG (16)viário foi inaugurado nesta manhã pelo prefeito Marquinhos Trad, que ao lado da vice-prefeita Adriane Lopes e de seu secretariado, entrega mais esse presente aos moradores de Campo Grande, neste mês em que a cidade completa 119 anos.

“São muitos seres humanos que vão e que voltam do trabalho todos os dias, e que utilizam essa rotatória para chegarem às suas casas, onde seus filhos e família os aguardam. Acontece que, por muitos anos, esse local tem sido palco de inúmeros acidentes e lamentáveis mortes, deixando a população cada vez mais insegura com o trânsito. Após décadas esperando uma alternativa segura, a população recebe hoje uma solução para esse problema, com o sistema de reordenamento e semaforização, que vai certamente reduzir em até 70% esses acidentes. Por aqui, trafegam diariamente mais de 50 mil veículos, entre os quais estão inúmeros veículos pesados, o que torna o fluxo ainda mais lento e perigoso”, justifica Marquinhos.

Em nome dos moradores da região do Bandeira, o presidente da Associação de Moradores do Jardim Colonial, Jardim Maciel e Rotatoria da Coca Cola Alta_DG (12)Vila Adelina, José de Alencar, agradeceu ao prefeito pela atitude, que tem sido aguardada não apenas para quem mora na região, mas por toda a cidade há muitos anos. “Foram anos de abaixo assinado, de promessas de gestores e de vereadores, muitos discursos e nenhuma atitude. Somente uma pessoa atendeu a esse pleito que é tão sério, já que deixar como estava significa aceitar tantas mortes e traumas em nossa cidade, afetando também os hospitais que recebem essa leva de acidentados. Essa pessoa foi o Marquinhos, que está aqui hoje reafirmando o que prometeu quando foi eleito pelo povo”, destaca o líder comunitário.

O diretor-presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Janine de Lima Bruno, reforçou o compromisso da atual gestão municipal em intervir como prioridade nos pontos críticos do trânsito  na cidade, como aconteceu com as rotatórias da Via Parque e da ‘Coca-Cola’.

Rotatoria da Coca Cola Alta_DG (11)“Esse ponto da cidade trazia uma insegurança constante, com muitos acidentes e pouca fluidez no trânsito. Tanto aqui como na Via Parque não foi um trabalho fácil, mas com boa vontade administrativa e união das secretarias, foi possível achar a solução e executar essas obras. Essa administração municipal tem um diferencial e já vem demonstrando isso desde o ano passado. Nos preocupamos com a segurança das pessoas, tanto de motoristas, pedestres e ciclistas, que agora terão mais segurança ao transitarem aqui na Gury Marques. Daqui vamos atuar em outros pontos que têm o mesmo clamor popular e cujas estatísticas mostram que se fazem urgentes medidas para reduzir essa violência”, salienta o diretor da Agetran.Rotatoria da Coca Cola Alta_DG (13)

O secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rudi Fiorese, enfatiza a atuação das equipes envolvidas neste trabalho, o que tem permitido que a cidade avance e contemple aos anseios da população. “Três características importantes têm sido a marca dessa gestão: coerência, persistência e responsabilidade. Em um momento histórico, as secretarias e autarquias municipais estão unidas para buscar soluções conjuntas para os problemas da cidade. Aqui neste ponto, assi como na Via Parque, para colocar um viaduto seriam necessários pelo menos R$ 35 milhões, o que sabemos ser inviável neste momento, diante da crise que todas as prefeituras, governo e país enfrentam. Mas houve uma solução, que era o reordenamento e semaforização, que custou menos de 5% e trouxe solução imediata”.

Em nome do legislativo municipal, o vereador Airton Araújo reconhece o trabalho que tem sido feito pela administração de Campo Grande. “O prefeito e sua equipe estão de parabéns por mais uma atitude responsável e concreta. Esta administração tem feito Campo Grande renascer, depois de quatro anos sobrevivendo. Essa administração veio para fazer uma cidade melhor. A equipe da prefeitura, por onde passa, é respeitada porque tem compromisso com a coisa pública. São competentes e preparados”, elogiou.

Reordenamento e melhorias

Para refazer o pavimento em torno da rotatória e nas vias de acesso, foram usadas 700 toneladas de massa asfáltica, cobrindo uma área de 12.800 metros quadrados, o equivalente a 1,7 quilômetro, cobrindo  100 metros de trechos das avenidas Gury Marques e Interlagos.

rotatória saida p São Paulo -DenilsonSecreta (2)O recapeamento foi feito sábado e domingo, inclusive à noite, para reduzir os transtornos gerados pela interdição do trânsito no local, por onde circulam diariamente mais de 50 mil veículos.

Dentro da rotatória foram construídas calçadas para os pedestres, que passarão a ter  mais segurança na travessia. A manutenção do gramado e do paisagismo neste local será feita por meio do Programa de Parceria Municipal (PROPAM), criado pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, e que visa a parceria entre o setor público e o setor privado, no sentido de integrar esforços para que a comunidade desfrute de áreas públicas qualificadas de forma a contribuir com a conservação do meio ambiente e com a melhoria da qualidade de vida. Os parceiros neste ponto da cidade serão as empresas V4 Veículos e Anhanguera Educacional.Rotatoria da Coca Cola Alta_DG (9)

A sinalização de pista foi realizada com aplicação de extrudado  termoplástico em alto relevo, aplicado pelo processo de extrusão mecânica, composto por resinas. Este material, que já vem sendo aplicado em várias avenidas da cidade, chega a durar de 5 a 6 anos sem manutenção, mesmo em locais com alto fluxo de veículos.  A obra teve custo em torno de R$ 1,1 milhão.

Na sequência, haverá intervenções semelhantes nas rotatórias das avenidas Tamandaré com Euler de Azevedo; Três Barras com Marques de Lavradio; Joaquim Murtinho/Ceará e Eduardo Elias Zahran/ Joaquim Murtinho.

A cerimônia para entrega de serviços de readequação viária da Rotatória da Avenida Gury Marques contou com a presença dos secretários municipais e chefes de órgãos e autarquias públicas municipais, além dos vereadores William Maksoud, Papi, João Cezar Matogrosso e Airton Araújo.