O projeto “Valorização da Vida”, criado pela Superintendência de Gestão e Normas da Rede Municipal de Ensino, teve destaque na abertura da 21ª Semana Nacional Sobre Drogas, 4ª Semana Estadual Sobre Drogas e 2ª Semana Municipal Sobre Drogas, que aconteceu na manhã desta segunda-feira (17), no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo. O evento é promovido pelo Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Cead), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e governo do Estado.

ALELIS2A superintendente de Gestão e Normas da Reme, Alelis Izabel de Oliveira Gomes, recebeu a homenagem ao lado de profissionais e entidades que também atuam no desenvolvimento de projetos de combate, prevenção às drogas e reinserção social. “Esse projeto demonstra a preocupação que a prefeitura tem com o ser humano, principalmente com as crianças que estão matriculadas em nossas unidades escolares. Nós temos conseguido, através da Secretaria Municipal de Educação, desenvolver um trabalho de resgate das próprias crianças e professores. Não estamos só preocupados com números, mas com a qualidade, com o respeito pelo humano e a valorização dele”, pontuou a superintendente.

O projeto “Valorização da Vida”, lançado no ano passado, é uma iniciativa inédita da prefeitura de Campo Grande, por meio da Semed e consiste em realizar formações sobre depressão e prevenção ao suicídio, além de promover palestras e realizar atendimentos nas unidades da Reme.

Mais de duas mil pessoas já foram atendidas somente neste primeiro semestre de 2019. Os alunos atendidos pela equipe de psicopedagogas estão passando por algum tipo de sofrimento e necessitam de uma atenção psicossocial, humanizada, que tire os jovens e crianças do estado de depressão.

Além dos alunos, os professores também são assistidos pela equipe. No primeiro ano do projeto foram feitas capacitações para ajudar os profissionais que atuam nas unidades escolares, a perceberem sintomas de depressão ou de algum outro tipo de transtorno entre os alunos. Já a partir do final de 2018, a equipe passou a atender convites de secretarias de Educação do interior, interessadas em obter conhecimento para implantar iniciativas semelhantes.

“A equipe tem estudado muito, buscado informações e orientações técnicas para desenvolver esse trabalho. Nós temos trabalhado muito, inclusive nos finais de semana. Percebemos, através de estudos, que o Brasil todo está sofrendo do mesmo problema então, além de trabalhar na Secretaria, também subsidiamos os outros municípios dando suporte técnico para que eles também possam resolver esses problemas”, completou a superintendente Alelis.

Para este ano, a ideia é fortalecer a parceria com a rede municipal de Saúde, para agilizar o atendimento com profissionais como  psicólogo clínico, médico e psiquiatra. A ideia é estabelecer um protocolo prático e objetivo.

Parcerias

Entre os projetos desenvolvidos por meio de parceria entre a  Semed e a Segurança Pública do Estado, estão o Proerd e o “Escola Segura, Família Forte”. De acordo com o coronel Valdir Ribeiro Acosta, comando geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, a Semana Antidrogas é importante, tendo em vista que participam  gestores de várias corporações do Estado e município, que desenvolvem diversos tipos de ações nas unidades escolares da rede pública com o objetivo de combater as drogas.

“Precisamos estar unidos para levar essas mensagens aos jovens, provocar neles uma conscientização e, se for o caso, uma mudança de comportamento”, disse Acosta.

De acordo com o coronel, o Proerd – projeto realizado semestralmente e que leva palestras e atividades antidrogas às escolas de Mato Grosso do Sul – atende no momento 2,4 mil alunos da Reme, em 21 escolas.

O programa ‘Escola Segura, Família Forte’, apesar de ter como foco a ronda escolar, também leva palestras à comunidade. O número de escolas atendidas é de 60 unidades, tanto municipal quanto estadual.

Segundo a presidente do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, Denise Souza e Silva, neste ano a programação da semana aborda temas que ressaltam que a prevenção é a melhor estratégia para enfrentar o avanço das drogas e a dependência química, por isso foi estipulado um cronograma de palestras em unidades escolares da rede pública, abordando a temática.

Também participaram da abertura do evento, autoridades da área de Segurança Pública e técnicos da Semed que atuam em projetos de combate às drogas.