O retorno das aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino tem sido esperado há muito tempo pela maioria dos alunos. Quem aderiu ao escalonamento comemora e conta que as medidas já integram o dia a dia e a volta às aulas melhora o aprendizado por estar mais próximo dos professores.

Estudante da Escola Municipal Prof. Arlindo Lima, Débora Vitória Campos Soares, do 8º ano A, diz que sentia muita falta das aulas e que o aprendizado agora estará mais completo.

“Mesmo com todos os recursos, pois foram disponibilizados pra gente tirar dúvidas, é diferente estar na sala de aula. Eu tirava minhas dúvidas com os professores, mas aqui é bem fácil de aprender”, diz.

Para que o retorno fosse feito com toda a segurança para educadores, pais e alunos, a Secretaria Municipal de Educação planificou todas as medidas com meses de antecedências. Os trabalhadores da educação participaram de formações, receberam orientações na área de biossegurança, pedagógica e socioemocional. Além disso, todas as unidades foram equipadas com materiais de limpeza e higiene, além de passarem por desinfecção durante todo o período de suspensão das aulas presenciais e especialmente desde o fim do mês de junho deste ano, já em preparação para o retorno presencial. A alimentação das crianças nas escolas também está sendo realizada respeitando todas as regras de biossegurança.

“Estamos presencialmente indo às escolas da nossa cidade. Verificando a aplicabilidade do plano de segurança, o retorno parcial das aulas presenciais. Os nossos alunos, as nossas crianças totalmente seguranças. Campo Grande sendo exemplo na educação”, diz o prefeito Marquinhos Trad.

Curiosa para entender como foi organizado todo o processo a estudante Maria Fernanda Pomponio, do 7º ano da Escola Municipal Elpídio Reis questiona: prefeito o que foi feito para voltarmos às aulas presenciais?

“Tudo foi elaborado por pessoas qualificadas, competentes, que durante esses 14 meses estudaram uma forma de como se prevenir e se acautelar do contágio e da contaminação da Covid-19 com a volta Às aulas. Por isso, nós colocamos álcool em gel, conforme foi estabelecido, estamos cumprindo todo o plano de biossegurança, estamos entregando duas máscaras a cada aluno, mantendo o distanciamento e acima de tudo, só retornamos as aulas quando a imunização chega ao patamar de quase 50% da população de Campo Grande”, explica.