A Prefeitura de Campo Grande entregou à população o Ecoponto União na manhã desta segunda-feira (24). Este é o quarto equipamento implantado pelo Município em parceria com a CG Solurb Soluções Ambientais e está funcionando na Avenida Roseira, esquina com a Rua Carmem Bazzano Pedra, no Bairro União.

“Este lugar veio ao encontro das necessidades e anseios da população e nossa região estava precisando de um lugar que atendesse esse tipo de descarte. Quero parabenizar a todos que contribuíram para que este lugar pudesse ser entregue hoje”, disse o conselheiro regional da região do Lagoa, João Romero.

Ecopontos são instalações públicas de uso gratuito pela população e funcionam como locais para o descarte de resíduos de pequenos volumes (até 1 metro cúbico por pessoa/dia) de Resíduos da Construção Civil (RCC), resíduos eletrodomésticos, eletroeletrônicos, móveis inutilizáveis, galhos e podas. O Ecoponto conta também com Locais de Entrega Voluntária (Lev’s) para disposição de resíduos recicláveis secos, como papéis, metais, vidros e plásticos, que terão as suas destinações finais corretas.

“Parece simples fazer uma instalação como esta, mas não é. Tem todo um planejamento, achar um lugar disponível. É uma operação complexa, mas que vale a pena. Já tiramos toneladas de resíduos da cidade que estão sendo descartados da maneira correta”, ressaltou o secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Luis Eduardo Costa.

O principal objetivo dessas instalações públicas é o atendimento aos pequenos geradores, evitando que resíduos sólidos urbanos sejam dispostos em locais inadequados.WhatsApp Image 2019-06-24 at 10.10.26

As pastas envolvidas na ação são Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços (Sisep) e Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos (Agereg).

“Estamos cumprindo nossa meta. Esses ecopontos que já estão prontos tiraram e deixaram de poluir vários pontos da cidade, sobretudo com resíduos da construção civil e a gente fica orgulhoso pela concessionária e a atual gestão que tem caminhado junto para o bem da população”, pontuou o superintendente executivo da Solurb, Elcio Terra.

Estrutura

O Ecoponto União apresenta uma área de 1.731,33 m² e conta com três caixas brooks de capacidade de armazenamento de 4 m³ (quatro metros cúbicos) cada para Resíduos da Construção Civil (RCC), uma caçamba roll on de capacidade de 36 m³ (metros cúbicos) para resíduos de podas, três caçambas roll on de capacidade de 36 m³ para resíduos de móveis, uma caixa brooks de capacidade de 4 m³ para resíduos eletroeletrônicos e sete unidades de Bag’s para resíduos recicláveis de capacidade de 1 m³ .

Assim como os outros Ecopontos, seu funcionamento ocorre das 08h às 18h de segunda a sábado.

Saiba mais

O primeiro, denominado de Ecoponto Panamá, foi inaugurado no dia 26 de março de 2018, localizado na Rua Sagarana com a Avenida José Barbosa Hugo Rodrigues, no Bairro Panamá; o segundo denominado de Ecoponto Noroeste foi inaugurado no dia 31 de agosto de 2018, localizado na Rua Piraputanga esquina com Guarulhos, no Bairro Noroeste; o terceiro denominado de Ecoponto Nova Lima foi inaugurado no dia 7 de fevereiro de 2019, localizado na Rua Pacajús n. 194, no Bairro Nova Lima.