A Prefeitura de Campo Grande entregou nesta quarta-feira (29), mais um playground para crianças da região do Bom Retiro, através de uma parceria com a Procuradoria Regional do Trabalho da 24ª Região e o Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região. Essa é a quarta estrutura entregue de um total de 40 que devem ser instaladas em diversos bairros da cidade com o objetivo de estimular o acesso ao espaço público de modo saudável e seguro.

“Estamos entregando hoje o quarto parque infantil dos quase 50 que teremos em toda a nossa cidade, Campo Grande dizendo que o lugar de criança é na escola e brincando”, disse o prefeito Marquinhos Trad. “Hoje a gente faz crianças felizes, mães felizes porque quando nossos filhos estão bem a gente fica feliz e coloca as crianças onde devem estar, quando não está na escola, está brincando. Hoje é um dia de muita alegria”, completou a primeira dama Tatiana Trad.

A implantação de playgrounds nos bairros periféricos de Campo Grande faz parte do convênio, firmado em julho de 2018, que estabelece a parceria entre a Prefeitura Municipal de Campo Grande, a Procuradoria Regional do Trabalho da 24ª Região e o Tribunal Regional do Trabalho da 24ª região conjugando esforços a fim de oportunizar o lazer e a ocupação à população residente da região e do Loteamento Bom Retiro, no Bairro Vila Nasser, especialmente às crianças e adolescentes, afastando-as do trabalho infantil e da marginalização, por intermédio da execução do projeto, incentivando também, a utilização dos espaços livres, públicos, destinados ao lazer, num total de 40 playgrounds.

Mãe de dois filhos pequenos, a dona de casa Ana Paula Ferreira dos Santos, de 24 anos, participou da inauguração e celebrou a conquista da comunidade. “Para gente é maravilhoso porque temos muitas crianças aqui que não tinha o que fazer, se quisesse tinha que procurar nos bairros vizinhos e agora temos na porta de casa”.

A estudante Solange Beatriz Pereira, de nove anos, chegou cedo para a inauguração e aproveitou para brincar com as amigas. “A gente ta muito feliz porque antes tinha que ir para outro lugar para brincar ou se não tinha que ficar sozinha em casa sem fazer nada, agora podemos nos encontrar aqui então queremos agradecer primeiro a Deus e ao Prefeito pelo parquinho”.

O projeto tem como objetivo o estímulo ao espaço público de modo saudável e seguro, afastando crianças e adolescentes do trabalho infantil e da marginalização, realizando ações de melhoria na qualidade de vida da população campo-grandense, com implantação de políticas de intervenção urbana de lazer, fortalecendo a premissa do Plano Diretor de Campo Grande da gestão participativa na adequação da política urbana da cidade em uma área pública destinada a cultura e lazer da comunidade do Loteamento Bom Retiro, no Bairro Vila Nasser e bairros vizinhos, requalificando o espaço público com a ocupação desta área.

“Represento aqui minha instituição para celebrar junto com o Prefeito e a comunidade a inauguração de mais um parque infantil que é resultado do trabalho de todos nós e o que a gente espera é que ele dure muitos anos e beneficie muitas crianças”, ressaltou o Juiz do trabalho Marcio Alexandre da Silva.

Sendo assim, os principais objetivos são:

• Implantação de playground em eucalipto tratado, nos bairros periféricos da cidade de Campo Grande;
  • Estímulo ao espaço público de modo saudável e seguro, afastando crianças e adolescentes do trabalho infantil e da marginalização;
  • Reativação Urbana por meio da ocupação sistematizada das áreas públicas;
  • Aperfeiçoamento das infraestruturas instaladas padronizando as áreas implantadas;
  • Implantação dos playgrounds conforme NBR 16071 e NBR 14350, visando a segurança e qualidade dos equipamentos para os usuários;
  • Priorização de crianças e pré-adolescentes promovendo a utilização de espaços públicos com equipamentos de lazer;
  • Melhora da qualidade de vida dos moradores dos bairros contemplados, e incentivo a sociabilização da comunidade.

A SEGOV desenvolveu o projeto, por meio de sua Diretoria Executiva de Planejamento e Gestão Estratégica – Central de Projetos, e teve apoio da SECTUR na ação cultural de animação e locução com o Eddy, a FUNESP com atividades infantis do Projeto Brincalhão, o FAC com a ação junto às crianças, a SEDESC no apoio de implantação de uma Horta Comunitária e a SISEP no apoio da organização e terraplanagem da área e, limpeza.