A Prefeitura de Campo Grande firmou, na tarde desta quinta-feira (16), termos de compromisso em que autoriza benefícios fiscais e extrafiscais para a viabilização de três novas empresas na Capital. O investimento previsto na cidade será da ordem de mais de 2 milhões de reais.

A ação promovida pela Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (SIDAGRO) também entregou 7 certificados de registros do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) a empresas que comercializam produtos de origem animal de Campo Grande.

“Com apoio da Prefeitura, via Lei do Prodes, os empresários recebem estímulo para investir na cidade, o que fortalece a nossa economia, gera empregos e resulta no desenvolvimento socioeconômico local. Agradecemos a todos os empresários que acreditam em Campo Grande”, enfatizou o prefeito Marquinhos Trad.

Os representantes da Tecno Foods, Bio Resíduos e LP Advocacia assinaram os documentos para solicitar os benefícios junto ao Executivo Municipal. As empresas devem gerar 38 novos postos de trabalho, além de assegurar a manutenção dos 13 empregos já existentes.

Marcelo Gonçalves Dias, da Bio Resíduos Transportes, demonstra entusiasmo em relação ao resultado final do processo. “A assinatura do termo de compromisso possibilitará que a empresa tenha uma estrutura forte em Campo Grande, com a geração de emprego e renda que beneficia não apenas a Capital, mas toda a região”, afirmou Marcelo.

Rodrigo Terra, titular da Sidagro, resgatou dados importantes, com balanço de ações desenvolvidas pela pasta ao longo deste ano. “Em 2021 foram assinados 15 termos de compromisso para gerar 693 empregos, além da manutenção de 552 postos já gerados, o que totaliza 1245 empregos em Campo Grande, além dos investimentos realizados pelos empresários – em torno de 20 milhões”, enumerou Rodrigo.

O secretário acrescentou que a Nova Lei do Prodes entrará em vigor no dia 15 de janeiro de 2022, em evento de assinatura da regulamentação. Segundo Terra, em fevereiro está programada reunião com a realização de um seminário para debater detalhes da Lei do Prodes, bem como lançamento do site que facilitará o acesso às informações necessárias para auxiliar os empresários interessados.

O secretário ainda esclarece sobre a obtenção da certificação nacional. “Estamos trabalhando para conseguir até fevereiro o certificado do SISBI, que vai abrir espaço para que os produtos da nossa região cheguem aos demais municípios e estados. Além disso, para o próximo ano, vamos inserir, nos termos do Prodes, o uso obrigatório do certificado de inspeção municipal, o que garante a qualidade e procedência desses insumos.”

Certificado do SIM

As empresas RFG Maturação e Comércio de Carnes, Barreto e Barreto Comércio de Carnes, Sistema 67 Indústria e Comércio de Carnes e Subprodutos, Herval Comércio Varejista de Carne, Carnes Boi de Capim Ltda, Linares Comércio de Pescados Ltda e Comércio de Alimentos São Pedro foram as sete empresas inspecionadas pela Sidagro que receberam a certificação do SIM.

Pedro Targino, empresário do Sistema 67 Prime, salienta a importância da certificação a partir de agora. “Esse selo dá notoriedade ao nosso produto, levando a qualidade da nossa produção ao consumidor final. É a oportunidade para que a empresa acelere o crescimento, empregue mais pessoas e fortaleça a economia”, completou Pedro Targino.

O SIM inspeciona e fiscaliza os estabelecimentos que manipulam, distribuem, abatem ou fracionam produtos de origem animal, seja de leite, carne, mel, pescado e seus derivados. Atualmente, o SIM inspeciona 45 estabelecimentos desse setor no município; 33 já foram certificados e a meta é certificar os 12 restantes, que continuarão sendo monitorados e inspecionados.

Os sete estabelecimentos que receberam a certificação geram 122 empregos diretos que contribuem, sobremaneira, para o fortalecimento da economia na Capital.