O prefeito Marquinhos Trad deu posse nesta manhã (30) aos conselheiros do Codecon – Conselho de Desenvolvimento Econômico de Campo Grande, que terão mandato de dois anos, com efeito a partir da data de publicação (25.07.19) do Decreto “PE” nº 1.976, de 24 de julho de 2019.

Os membros do Codecon se reúnem pelo menos 1 vez por mês, para analisarem os projetos que dão entrada na Prefeitura através da Lei do Prodes – Programa de Desenvolvimento Econômico e Social de Campo Grande.

Em seu pronunciamento, Marquinhos Trad disse que a participação nesse Conselho requer dedicação e comprometimento com o desenvolvimento de Campo Grande, trabalhando com muita ética as questões relativas à atração de novas empresas.

“Os integrantes do Codecon são pessoas maduras, experientes, capazes e bem intencionadas, que buscam aquilo que todos nós buscamos: o bem-estar, desenvolvimento e progresso da nossa cidade”, afirmou o prefeito.

Desde o início da atual gestão, o Codecon realizou 34 reuniões, aprovando 109 projetos, com previsão de R$ 784,9 milhões em investimentos e criação de 3.992 novos empregos. Após aprovados no Conselho, os projetos seguem para a Câmara Municipal onde são analisados na Comissão de Indústria e Comércio para aprovação em plenário para posterior encaminhamento à sanção do prefeito.

O secretário Herbert Assunção disse que o Codecon é importante pelo fato que o desenvolvimento econômico promove também o desenvolvimento de outros setores. “Essas pessoas que participam desse Conselho são pessoas compromissadas com o melhor para Campo Grande, buscando soluções para fazer com que a Capital seja mais desenvolvida, mais pujante”, declarou o secretário da Sedesc.

Julião Gaúna, representante da Fiems no Codecon, falou em nome de todos os conselheiros presentes e enalteceu também a importância do Conselho no contexto do desenvolvimento da cidade.

“O Codecon trabalha diretamente com os investimentos e desenvolvimento da nossa cidade. Nosso foco é fazer com que Campo Grande a cada dia cresça e, principalmente, gere mais emprego e renda, oferecendo à população oportunidade para que viva dignamente através do trabalho”, destacou Gaúna.

O secretário de Governo e Relações Institucionais, Antônio Alves Lacerda, afirmou que “Campo Grande nasceu com o destino de ser grande e acho que ela está muito próxima de cumprir esse destino”. Analisando a Capital quanto aos aspectos da ciência e tecnologia, Lacerda destacou que Campo Grande tem todos os requisitos para se tornar um ‘porto digital’, citando dois exemplos clássicos nessa área: Florianópolis e Recife.

“Herbert Assunção, o secretário da Sedesc, já está trabalhando para criar aqui em Campo Grande um Centro Tecnológico, visando atrair empresas que gerem idéias, que visem o desenvolvimento definitivo de Campo Grande, transformando nossa Capital numa cidade digital”, declarou Lacerda, reafirmando a importância do trabalho do Codecon em toda essa cadeia produtiva.

O Codecon é composto por 21 conselheiros representando 7 órgãos governamentais: Secretaria Municipal de Governo e Relações, Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento,  Gabinete do Prefeito, Secretaria Municipal de Desenvolvimento, de Ciência e Tecnologia, Procuradoria Geral do Município, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana e Fundação Social do Trabalho de Campo Grande.

E, por 4 órgãos não governamentais: Federação das Indústrias do Estado do Mato Grosso do Sul – Fiems, Associação Comercial e Industrial de Campo Grande – ACICG, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Campo Grande e Região do Estado de Mato Grosso do Sul e Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de Mato Grosso do Sul – Sescon-MS.