Em reunião com representantes das empreiteiras, o secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rudi Fiorese, definiu o cronograma de retomadas das obras de revitalização do Rio Anhandui, que  foi afetado pelo atraso nos repasses dos recursos federais, ao ponto de inviabilizar a entrega do primeiro lote em setembro, como estava previsto.

O secretário lembra que neste ano até agora só   foram feitos três repasses, em março, junho e setembro, que somaram R$ 7,9 milhões . O problema é que por conta desta questão financeira, foram perdidos praticamente 90 dias de estiagem período em que a obra poderia ter sido tocada num  ritmo acelerado. “Com o início do período de chuvas em outubro, que se estenderá até fevereiro, o andamento do serviço certamente será prejudicado”,  admite  Rudi.

Mesmo com o fator climático prejudicando, além da incerteza sobre a pontualidade nos repasses, o secretário acredita que seja possível concluir ainda neste ano o primeiro lote. “Falta apenas colocar 5 metros de placas de concreto para contenção da margem direita, urbanização e implantação da ciclovia”, explica Rudi.

Em relação aos outros dois lotes, a estabilização da margem esquerda (com placas de concreto e gabião) só será iniciada quando a Aguas Guariroba remanejar o emissário da rede de esgoto instalado  rende à margem do rio. A tubulação será removida em direção a pista, para ficar a 4 metros da parede gabião.  Até agora 60% da obra já foi executada, sendo investidos R$ 29.416.122,52.