Alunos da EMEI “Paulino Romeiro Paré” ganharam, nesta quinta-feira  (23), uma pista de carrinhos, desenvolvida pela equipe de profissionais da escola e que tem o objetivo de trabalhar a conscientização do trânsito na Educação Infantil. O prefeito Marquinhos Trad e a secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, prestigiaram o evento, que ainda contou com o apoio de equipes da Agetran e da Guarda Municipal.

A secretária Elza Fernandes explicou que o trabalho pedagógico desenvolvido na Educação Infantil não difere do realizado no Ensino Fundamental. DSC_0080“Hoje a população observa que o trabalho feito nas EMEIs, desde o berçário, é fundamental no processo de aprendizado das crianças. Não é só o cuidar, mas também o ensinar é nossa prioridade e não tem público melhor para fazer essa prevenção como o das EMEIs porque quando eles têm uma aula diferenciada, chegam em casa ansiosos para transmitir o conhecimento aos pais. A educação muda a sociedade, por isso investimos na Primeira Infância”, ressaltou.

A inauguração também foi uma culminância do Maio Amarelo, campanha nacional que envolveu os 100 mil alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme), por meio de atividades lúdicas, palestras e ações de conscientização da comunidade escolar.

A pista, construída na área externa, destinada à recreação das crianças, conta com diversos modelos de carrinhos de plástico e as principais placas de sinalização, tudo produzido com papel, tinta e material reciclável. No mesmo espaço foram pintadas ruas com faixas de pedestre para os pequenos utilizarem triciclos enquanto aprendem sobre as placas de sinalização.

A área vai servir de apoio às atividades relacionadas ao trânsito e será utilizada pelos 140 alunos da unidade. A ideia das professoras é identificar, por meio de atividades no espaço, comportamentos que proporcionem segurança no trânsito e as atitudes que comprometem essa segurança.

Uso diverso

Segundo a diretora Glauce Assis dos Santos, a pista de carrinhos será utilizada por crianças de todas as turmas e o foco será fazer com que os alunos percebam a importância de conduzir um veículo com segurança, respeitando vidas. Ela ainda destaca que a primeira infância é a etapa onde a criança absorve o conhecimento  com mais facilidade, por isso é a oportunidade de aliar o lúdico com a aprendizagem.7Z2A9306 (Copy)

“A maior parte de nossa clientela faz uso dos carros particulares e transportes escolares. Os que moram nas proximidades da escola, utilizam as vias públicas para se locomover. Portanto o projeto vem atender às necessidades da escola e da nova lei que inclui o trânsito como um dos temas transversais a ser trabalhado na Educação Infantil”, explicou a diretora.

A gestora também explicou que, além das leis de trânsito, as professoras podem trabalhar diversos elementos pedagógicos, como a lateralidade. A dona de casa Paula Jaqueline Flores, mãe de Manuela, de apenas quatro anos, conta que a pequena já conhece o significado das cores do semáforo e repete em casa, o que aprendeu na escola. “Fiquei feliz com esse projeto porque as crianças têm uma evolução no aprendizado, até mesmo para nós pais que aprendemos conteúdos diferentes com eles”, destacou.