A descontaminação de locais de grande circulação, como o Mercadão Municipal, a Feira Central e as feiras livres começaram nesta quarta-feira (22), com apoio de Militares da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro. Os locais vão passar por higienização e desinfecção de modo a mitigar os impactos causados pelo novo coronavírus (Covid-19).

Os trabalhos, que também abrangem a descontaminação de ruas de nove bairros da Capital, começaram pelo Mercadão Municipal. Serão contempladas ainda as ruas onde são instaladas as feiras livres dos bairros: Pioneiros, Mata do Jacinto, Aero Rancho 4, Jardim Petrópolis, Coophatrabalho, Vila Jaci, Piratininga, Guanandi e Moreninhas.

O prefeito Marquinhos Trad reforçou que trabalho de descontaminação abrange todas as sete regiões de Campo Grande para evitar a pandemia do Corona Vírus.

“Nada está sendo feito sem planejamento, é um trabalho que será acompanhado diariamente nos locais onde foram descontaminados. As equipes da secretaria vão vir aqui escolher algumas pessoas e farão o teste e se testar positivo é porque o vírus está na região, daí nos repetimos o trabalho”, frisa Marquinhos.

Já na quinta-feira (23) a vez da Feira Central passar pelo processo, a partir das 7h da manhã. A operação está sendo realizada pelo Grupamento Operativo de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (GptOpDefNBQR), da Marinha do Brasil, com apoio de militares do Exército Brasileiro.

No decorrer da operação estão sendo tomadas medidas protetivas no entorno do local, como isolamento e interdição de acessos, visando garantir a segurança da população e dos profissionais que participarão da atividade.

De acordo com tenente-coronel Sérgio Alves do Exército Brasileiro o trabalho está sendo feito pelo Comando Conjunto do Oeste para proporcionar segurança às pessoas que utilizam diariamente o Mercado Municipal para fazer suas compras.

“Após a descontaminação no Mercado Municipal com a atuação de 32 militares,  será a vez da Santa Casa de Campo Grande e na quinta-feira os trabalhos serão concentrados na Feira Central”.

O oficial de operações e capitão de corveta da Marinha, Renato Silva explicou que no 6º distrito de Corumbá tem uma equipe de descontaminação e esta equipe foi deslocada para Campo Grande para fazer os trabalhos em conjunto com o Exército Brasileiro.

“Aqui em Campo Grande estamos dando ênfase na parte biológica em virtude desse vírus. Antes mesmo da pandemia já existia este grupo e estamos focando nesta descontaminação, que é feita em três etapas: na primeira etapa o isolamento da área que é feito pela equipe do Exército, a segunda etapa é a parte interna descontaminando as paredes e as partes que a população mais utiliza e na terceira parte é a pulverização na parte externa”, frisa o capitão Renato.

14 de julho

Nesta quarta-feira, a partir das 19 horas, equipes da Prefeitura fizeram a descontaminação da 14 de Julho, entre a Fernando Corrêa da Costa e a Avenida Mato Grosso. A Prefeitura já descontaminou nove terminais de ônibus de Campo Grande.