Suspensas desde março de 2020 devido à pandemia da Covid-19, as atividades presenciais em 27 unidades da Rede de Proteção Social Básica da Secretaria Municipal de Assistência Social serão retomadas a partir do dia dois de agosto.

A proposta é orientar os profissionais sobre as regras que serão implementadas nas unidades para assegurar a oferta do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que desde o início do ano passado vem sendo desenvolvido por meio de atividades remotas, contemplando cerca de 1,5 mil usuários.

“Será um novo desafio, uma situação inédita, por isso estamos preparando nossos profissionais para a retomada do atendimento coletivo. É fundamental voltar a receber essas pessoas em situação de vulnerabilidade, que ficaram muito fragilizadas durante o isolamento social. As atividades presenciais reforçam o vínculo do usuário com nossos profissionais e facilitam muito o acolhimento”, pontuou o secretário municipal de Assistência Social, José Mário Antunes da Silva.

O objetivo é de garantir o atendimento de todos os grupos de idosos, crianças e adolescentes atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), a Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) optou pelo atendimento híbrido, mantendo também a modalidade remota do serviço, implementada no início do ano passado.  A ideia é facilitar o acesso dos usuários às atividades do SCFV

Para isso, mais de 600 profissionais dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), Centros de Convivência e Centros de Convivência do Idoso, estão participando de capacitações que têm como foco os protocolos de biossegurança e o Plano de Retomada das Atividades Presenciais desenvolvido pela Superintendência da Proteção Social Básica.