Inaugurado em setembro de 2020 pela Prefeitura de Campo Grande em parceria com a Associação dos Amigos dos Excepcionais (APAE), o primeiro ambulatório para tratamento de pacientes que têm doenças residuais provocadas pela Covid-19 com atendimento integralmente pelo SUS do País, já recebeu mais de 300 solicitações de atendimento. O serviço funciona no Centro Especializado em Reabilitação da APAE de Campo Grande (CER/APAE).

O encaminhamento é realizado através do sistema de regulação municipal, onde é feito o agendamento para avaliação de cada caso. Nestes sete meses de funcionamento, o ambulatório recebeu 395 solicitações feitas via sistema de regulação municipal, sendo que, 292 pacientes iniciaram o atendimento.

“Esse serviço é extremamente importante, pois proporciona um atendimento multidisciplinar e especializado ao paciente com algum sintoma de doença residual ocasionada pela Covid-19, reduzindo assim as chances de agravamento”, diz o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho.