Centenas de pessoas passaram pelo CRAS Vida Nova nesta sexta-feira (26). É que a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Fundação Social do Trabalho e demais secretarias municipais, levaram para a unidade diversos serviços de intermediação de emprego com a 17ª edição da Funsat Itinerante. Teve ainda corte de cabelo gratuito e varal solidário.

Carina dos Reis Rocha foi uma das pessoas que foi procurar uma oportunidade de emprego. “Não estou trabalhando e vim à procura de uma vaga. Há pouco me separei e agora quero buscar uma capacitação e uma colocação no mercado de trabalho. Estou pronta para qualquer desafio”, afirmou.

Quem também está há algum tempo sem trabalhar e foi esperançosa para sair empregada é Maria Celina Barbosa da Silva. “Estou sem trabalhar há 6 anos. Eu me dedicava aos cuidados do meu pai, ai ele faleceu e agora quero voltar ao mercado de trabalho e retomar a vida. Já fiz de tudo, serviços gerais, limpeza, auxiliar de cozinha… Vim acreditando que sairei daqui com entrevista marcada”, disse.

Para deixar os interessados prontos para a entrevista de emprego foram ofertadas 30 senhas de corte de cabelo. O instrutor e cabeleireiro Marcos Rogério disse a ação vem ao encontro do anseio dos participantes. “Passamos por um período difícil de pandemia, onde muitos perderam o emprego, perderam renda familiar, e esta ação é uma oportunidade de as pessoas cortarem o cabelo de graça e irem de visual novo na busca de um novo emprego. Além disso, oferecemos cursos em diversos locais de cabeleireiro e barbeiro dando oportunidade de as pessoas se profissionalizarem”, explicou.

Outra ação que chamou a atenção foi o Varal Solidário, com as doações dadas ao Fundo de Apoio à Comunidade, e parceiros locais, muitos puderam ir para casa com roupas e sapatos em excelente estado para toda a família.

A dona de casa, Miriam Alves, disse que as doações vão ajudar bastante. “Tenho quatro filhos e ai vou pegar algo para cada um e para mim também. Vai ser muito bom pra gente”, afirmou.

Coordenadora do Cras Vida Nova, Adriana Nascimento Lopes, contou que o órgão atende várias comunidades, totalizando 18 bairros da região. “Hoje estamos aqui com a Funsat Itinerante agregando todas as secretarias e direcionando essas famílias que tem muita dificuldade de locomoção para chegar às secretarias. Trazendo os serviços para cá, elas conseguem vim na busca de um trabalho, fazer a pré-matricula na Semed, inscrição na Amahsf… Entre outros serviços como corte de cabelo e o varal solidário, que disponibilizamos aqui, com apoio do FAC, para que as famílias para vim e buscar aquilo que precisam”, afirmou.

O presidente da Fundação Social de Trabalho, Luciano Martins, pontuou que a 17ª edição da Funsat Itinerante, contou com apoio integral das secretarias parceiras. “Sem sobra de dúvidas a gente fica satisfeito com o volume da procura dos cidadãos pelo serviço público. Essa edição tem a novidade da ouvidoria, tudo isso faz com que sigamos firmes, levando aos bairros e regiões da nossa Capital os serviços ofertados pela gestão”, enumerou.

Estiveram presentes na ação a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Secretaria Municipal de Educação, Procon Campo Grande – Subsecretaria de Proteção e Defesa do Consumidor, Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação, Secretaria Municipal de Saúde, Junta de Serviço Militar, Guarda Civil Metropolitana, Subsecretaria Municipal de Política para Mulheres, Secretaria Municipal De Governo e Relações Institucionais, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano, Subsecretaria de Articulação Social e Assuntos Comunitários, Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal da Juventude.