Política Municipal de Educação Permanente

Política Municipal de Educação Permanente  PLANO DE AÇÃO DEP 2014
O Departamento de Educação Permanente da SESAU em busca de definir diretrizes e estratégias para a implantação da Política Municipal de Educação Permanente em Saúde e adequando-a às diretrizes operacionais do Plano Municipal de Saúde 2014-2017, estará organizando encontros para efetivação desta ação.  A Política Municipal de Educação Permanente é uma estratégia de gestão que implica no conhecimento e mudança na lógica do pensar, visando às transformações no processo de trabalho, nas relações entre equipes e na qualidade do atendimento.  Assim, é necessário que os trabalhadores da SESAU estejam sensibilizados para a atuação e construção de uma política voltada às necessidades dos trabalhadores, repensando a relação com as práticas de formação e desenvolvimento profissional, discutindo os enfoques, problemas e perspectivas na Educação Permanente dos Recursos Humanos da saúde em busca da consolidação de uma Política que amplie a capacidade operacional dos processos de educação permanente.

Desta forma, momentos foram planejados:
1º. Momento- Reunião Conselho Municipal de Saúde
Data: 22 de maio de 2014
Informar o Conselho Municipal de Saúde sobre a implantação da Política Municipal de Educação Permanente em Saúde
Solicitar apoio dos conselheiros na construção da Política Municipal de Educação Permanente em Saúde
Inserir as solicitações oriundas dos conselheiros no plano de ação

2º. Momento- Oficina inicial Data: 04 de junho de 2014- Auditório do EGOV ( antigo CECAP)
Público: Diretorias, Coordenadorias, Gerentes, Distritos
Tema: Introdução do conceito de EPS e Educação Popular e facilitadores de EPS
Convidado: Joel Saraiva
Objetivo :
Sensibilizar servidores da REMUS a respeito da Educação Permanente (Discutir o que é a Educação Permanente
Pensar nos eixos que a Política será construída
Reapresentar as propostas oriundas da 6ª Conferência Municipal de Saúde em relação à Educação Permanente para verificação das ações realizadas e as que não foram contempladas.
Solicitar o início das Rodas de Conversas para definição das demandas educativas dos trabalhadores da REMUS.
3º. Momento – Oficinas Distritais Datas:
Distrito Oeste: 15/7,    Distrito Sul: 22/7, Distrito Leste: 29/7,  Distrito Norte : 5/8
Público: Servidores e conselheiros locais de saúde
Tema: Discussão e elaboração de propostas para construção da Política Municipal de Educação Permanente
Objetivo :
Realizar rodas de Conversas para definição das demandas educativas dos trabalhadores da REMUS e para elaboração de Plano de Trabalho para implementar a educação popular em saúde nas unidades de produção da REMUS.
Entregar anteriormente para os distritos as propostas elencadas na Conferência Municipal de Saúde para verificação das ações que não foram contempladas

4º. Momento – Consolidação das Oficinas Datas: 16/9/14
Horário: 07h30min às 11h30min
A seguir faremos mais duas reuniões de fechamento com as Equipe de Gerentes/ Coordenadores para definição coletiva das demandas educativas.
A partir deste fechamento em 16/9 elaborar a Política Municipal de Educação Permanente .

Consulte logo abaixo os principais documentos para auxílio nas leituras e discussões.