R. Barão do Rio Branco

 
Rua Barão do Rio Branco

Esta rua nunca mudou de nome, desde sua projeção em 1909. Está situada no coração da cidade e já foi estritamente residencial. Homenageia o grande político e diplomata brasileiro José Maria da Silva Paranhos, o Barão de Rio Branco.
Em terreno situado logo depois da Calógeras, lado par, foi construída a sede do Centro Beneficente Português. Oficialmente, sua fundação data de 14 de Julho de 1929, mas desde 1928, a colônia portuguesa, que já contava com mais de duzentos habitantes em Campo Grande, começou a movimentação para sua organização.
“No lado ímpar, esquina com a Calógeras, em terreno grande do empresário Aníbal Mourão, foi criada a primeira linha de ônibus da cidade. O veículo era a célebre Jardineira, um carro aberto dos lados, com bancos enfileirados.”
“No início dos anos 40, nossa comarca possuía quatro cartórios, todos eles na Rua Barão, no trecho compreendendo entre a Calógeras e a 14 de Julho.”
“Na esquina da Rua 14 de Julho, onde é hoje a Loja Riachuelo, foi inaugurado em 1931 o Popular Restaurante, a Gruta Baiana. Servia-se a melhor refeição da cidade. Era enorme a variedade de pratos baianos, espanhóis, portugueses e franceses”.
“Onde é o Bar do Zé, os irmãos Zahran tinham o Café Suave, também ponto obrigatório, como hoje, dos comerciantes, profissionais liberais e boiadeiros. Em 13 de Março de 1953, foi vendido para o Sr. Kintoko Okama, que conservou o antigo nome Bar São Jorge, porém é conhecido como Bar do Zé” – (Das Margens do Prosa ao Bar do Zé – Edson Carlos Contar).
Vila dos Militares foi construída por Manoel Secco Thomé, no tempo em que era comandante da Circunscrição Militar o Coronel Newton Cavalcanti. Entre as ruas Rui Barbosa e Pedro Celestino, onde atualmente se encontram estabelecimentos comerciais.
(Pelas Ruas de Campo Grande – Paulo Coelho Machado).


Passarela sobre a linha férrea construída na Rua Barão do Rio Branco. Construída em 1979 e demolida em 1999.

Rede Municipal de Sites e Serviços On-line de Campo Grande MS

http://www.campogrande.ms.gov.br/