R. 26 de Agosto

Rua 26 de Agosto em 1955. Procissão religiosa.

“A atual 26 de Agosto foi a primeira rua de nossa cidade. No início não tinha nome, era a única existente. Quando surgiram mais algumas, passou a chamar-se Rua Velha, até receber, em 1909, o nome de Afonso Pena, em homenagem ao presidente que aprovara o projeto do engenheiro Emílio Schnoor para o novo traçado da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil.”
“Está assim a Rua 26 de Agosto intimamente ligada à fundação de Campo Grande, pois próximo a ela foram construídos os primeiros núcleos, tão logo aqui chegou à grande caravana mineira, na segunda viajem de José Antônio Pereira, em 1875.”
“A primeira casa de maior porte construída em Campo Grande, inteiramente de alvenaria, sem esteio, foi à residência de Amando de Oliveira, na Rua 26 de Agosto, esquina da hoje Av. Calógeras. Lá foi enfermaria militar e, posteriormente, as Irmãs Salesianas ali mantiveram a sede provisória do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora.” (Hoje é um posto de gasolina).
A povoação crescia, o comércio adiantava-se. Já a muito tempo Campo Grande reivindicava junto ao governo do Estado os estabelecimentos de ensino, mas sempre sem resultados. Foi então que alguns cidadãos resolveram dotar o arraial de uma escola. Assim, no dia 15 de Setembro de 1895, foi realizada uma reunião para esse fim, da qual se lavrou uma ata. Na ata, é relatado que o vencimento oferecido pelo governo era insuficiente, portanto o grupo oferecia a complementação do salário do Professor José Rodrigues Benfica. Assim, nasceu a primeira escola de Campo Grande, localizada na Rua 26 de Agosto.
“A Rua 26 de Agosto, em tempo algum recuperou seu antigo prestígio, mas jamais perderá sua condição de rua histórica.” (Pelas Ruas de Campo Grande – A Rua Velha – 2ª Ed.).

Antiga sede da Prefeitura na Rua 26 de Agosto.