Apresentação

O Arquivo Histórico de Campo Grande (ARCA) tem como objetivo resgatar, preservar e divulgar documentos que registrem a memória administrativa e cultural do município. Seu acervo é composto por documentos manuscritos, impressos e material fotográfico, provenientes do poder executivo municipal e de particulares abrangendo o período de 1905 a 1970.

Foi criado por decreto municipal em 19 de agosto de 1991, vinculado à Fundação Municipal de Cultura (FUNDAC).

O arquivo é depositário da memória coletiva e, nessa condição, tem sob sua guarda importantes documentos como o Código de Posturas, de 1905, a Planta do Rocio de Campo Grande, de 1909, entre outras raridades. Fazem parte do seu acervo documentos da Intendência (atual Prefeitura Municipal) desde 1906, plantas arquitetônicas desde 1919, além de coleções de jornais da década de 1940 à de 1980.

Por meio de gincanas realizadas pela Secretaria Municipal da Cultura e do Esporte (SEMCE), atual FUNDAC, o arquivo recebeu por doações da comunidade um valioso conjunto de fotografias que foram incorporadas ao seu acervo documental, dando inicio a uma ação continuada de contribuições com a colaboração de campo-grandenses considerados “Amigos do Arquivo” que, inclusive, participam de diversas outras atividades ligadas à área.

Em seu papel de difusor de conhecimento e informação, o acesso aos documentos é aberto a toda a comunidade, facultando-se consultas a estudantes, professores, acadêmicos e autores de obras que buscam documentos comprobatórios para seus estudos. Entre os consulentes mais assíduos destacam-se pesquisadores e pós-graduandos que elaboram teses de mestrado e doutorado. O acervo constitui fonte preciosa de informações que subsidiam inúmeras dissertações, teses, livros e periódicos que tratam da vida campo-grandense. Por meio dos instrumentos de pesquisa os interessados tomam conhecimento dos assuntos do acervo à disposição, bem como a forma de solicitar o material, contando com a orientação e o apoio de uma equipe de profissionais habilitados para suas atribuições.

Além das atividades específicas de arquivo e dos cuidados com seu acervo, o Arquivo Histórico fomenta a edição da Revista ARCA e da Série Personalidades. São realizadas também, exposições fotográficas em escolas públicas e particulares e outros segmentos que ofereçam condições adequadas para tal fim. Recentemente a promoção de duas edições do “Fim de Tarde Histórica no ARCA” homenageou colônias que contribuíram para o desenvolvimento de Campo Grande com exposição de fotos e documentos alusivos.

Direta ou indiretamente o ARCA participa do processo documental na administração municipal. A elaboração da Tabela de Temporalidade que determina o ciclo vital de documentos produzidos pela administração pública é de sua responsabilidade cabendo-lhe também a coordenação e orientação de sua utilização, bem como, a guarda do material de valor permanente e histórico.

Entre suas funções destaca-se a realização de vários cursos de métodos e técnicas de arquivos, preservação documental, tabela de temporalidade e consultorias.

O arquivo cumpre o seu papel no atendimento à administração pública no que diz respeito à preservação e disponibilização de documentos que subsidiam informações comprobatórias dos fatos e atos da administração pública.

ORIGEM As primeiras iniciativas para criação do Arquivo Histórico surgiram em 1986 com atividades relacionadas à organização da documentação do executivo municipal e a constatação da necessidade de espaço físico adequado para sua guarda.

Num primeiro momento a documentação foi reunida em um anexo na sede da antiga SEMCE no Horto Florestal. Posteriormente, em 1989, foi transferida para a rua Pedro Celestino e, na sequência para um imóvel localizado na rua Cândido Mariano, época em que se deu início à publicação da Revista ARCA, já em sua 14ª edição.

Em 1995 o Arquivo foi transferido para a rua Barão do Rio Branco, 1455 e atualmente está instalado na rua Pedro Celestino, 1378 (aos fundos).

Com a criação do site do ARCA inicia-se nova fase prevendo-se a informatização completa do acervo, o que agilizará o atendimento aos órgãos da administração pública municipal e ampliará o acesso ao público em geral.