Saiba quem pode estacionar nas vagas especiais e como adquirir credencial

Foto: Azarias F. Nascimento

Campo Grande, 25/06/2015 às 15:48

Ao estacionar em uma vaga especial, o condutor que não apresentar em seu veículo a credencial de estacionamento de idoso ou deficiente estará sujeito à remoção do automóvel, multa leve no valor de R$ 53,20 e 03 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). O cidadão, a partir dos 60 anos completos, ou com algum tipo de deficiência ou baixa mobilidade (temporária), pode fazer o cadastro na Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) para ter direito de estacionar nas vagas exclusivas de Campo Grande.

Atualmente, para se adquirir a credencial é necessário ir à sede da Agetran, localizada na Avenida Gury Marques, 2395, no Bairro Universitário. O requerimento para obtenção da mesma pode ser impresso por meio do site da Agência (http://www.agetran.ms.gov.br/), sendo levado à Divisão de Protocolo. O interessado deverá apresentar os seguintes documentos: cópias da Carteira de Identidade e do CPF autenticadas em cartório ou apresentação dos documentos originais; cópia do comprovante de residência autenticada em cartório ou apresentação do documento original; Laudo Médico ou documento equivalente (original) que comprove a deficiência; bem como telefone e outros contatos. Dentro de 20 a 30 dias, a pessoa pode retornar para buscar a credencial, na qual terá validade por 05 anos e abrangência nacional.

Recentemente, a Agetran firmou convênio com MPE/MS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul) para fiscalização dentro dos estacionamentos dos estabelecimentos comerciais, com a intenção de garantir o direito dos idosos e deficientes. Em razão disso, a demanda por credenciais aumentou. Para facilitar e agilizar o processo, a Agetran está informatizando o sistema e busca ampliar significativamente os postos de atendimento, com a adesão do Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito).

Após a implantação do software e capacitação dos seus servidores, o pedido do credenciamento poderá ser feito via online. Ao trazer os documentos necessários, os interessados poderão adquirir a credencial tão logo formalizarem a solicitação pessoalmente na Agetran.

É válido destacar, que a credencial deve ser feita no município onde o interessado reside e apenas em Campo Grande que ela isenta o pagamento do parquímetro (Zona Azul), em que a taxa por hora é de R$ 2.

Fonte/Autor: Mariana Anunciação – DRT 113/04