Agetran monta força-tarefa para agilizar trabalhos de Manutenção nos Terminais da Capital

Foto: Fabrizzio Carrijo & Azarias F. Nascimento

Campo Grande, 23/06/2015 às 15:49

A Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) está empenhada na melhoria do serviço oferecido aos usuários do transporte coletivo de Campo Grande. Nesta tarde de segunda-feira (22), dirigentes e técnicos de diversas áreas ligadas ao setor se reuniram novamente na sede da Agetran para definir estratégias de atuação que visem formar uma espécie de mutirão a fim de “revitalizar” e fortalecer a segurança dos Terminais da Capital.

Já é feita a limpeza diária nos terminais de transbordos, agora, os locais estão passando por serviços de manutenção que englobam pintura, substituição de peças danificadas e conserto das depredações. “São diversas pessoas focadas nessa missão, como a Agetran e Seintrha (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação). Há todo o trabalho de limpeza, restauração, pintura, despixação, manutenção, troca de encanamentos, de pias, vasos e bebedouros. Tudo será feito com equipe, recursos próprios e parcerias. A obra iniciou nesta quinta-feira (18) no Morenão e deve prosseguir gradativamente para todos os Terminais de Campo Grande, levando cerca de 10 dias para concluir os trabalhos em cada local”, contou Beth Félix.

Os operários e técnicos atuam principalmente no período noturno no Terminal do Morenão. Infelizmente, após 48h do início das obras de manutenção, já foi constatada a ação de vândalos que pixaram a mureta do local, mesmo com a presença constante da Guarda Civil Municipal. Para conter esse tipo de atitude, foi lançado recentemente o plano de segurança em parceria com a Semsp (Secretaria Municipal de Segurança Pública). A intenção é intensificar as fiscalizações com abordagens pontuais e sensibilizar a população para denunciarem tanto pessoalmente como pelos telefones gratuitos (199 ou 153).

“Como percebemos a necessidade de melhorias, tudo surgiu a partir de uma reunião técnica de manutenção realizada aqui na Agetran para tratar dos oito Terminais e do Ponto de Integração em frente à escola Hercules Maymone. Diversos especialistas da área, engenheiros, profissionais da construção civil e de Segurança Pública se comprometeram a resolver essa questão resultante do vandalismo. Apesar dos próprios usuários depredarem os Terminais, não é justo que os demais sofram. Portanto, além de fazermos essa manutenção, vamos reforçar a fiscalização”, explicou a diretora-presidente da Agetran, Beth Felix.

A Prefeitura Municipal conta com o apoio da população contra vândalos, já que a maior parte dos reparos é consequência dessas atitudes. No momento, as frentes de trabalho estão atuando no Terminal Morenão e já iniciaram as vistorias nos Terminais Bandeirantes e General Osório para fazer o levantamento de tudo, com previsão de início para essa semana.

Etapas de Manutenção dos Terminais:
1 – Morenão
2 – Bandeirantes
3 – General Osório
4 – Guaicurus
5 – Júlio de Castilho
6 – Aero Rancho
7 – Hércules Maymone
8 – Nova Bahia
9 – Moreninha

Fonte/Autor: Mariana Anunciação – DRT 113/04