Ações de combate aos acidentes com motociclistas é foco de reunião do GGIT

Foto: Divulgação/SestSenat

Campo Grande, 18/06/2015 às 15:54

Focados na segurança viária e na redução de acidentes envolvendo motociclistas, o encontro do GGIT (Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito) reuniu representantes de várias instituições, nesta manhã de quarta-feira (17), para debater novas ações como a campanha dos Motociclistas, Semana Nacional do Trânsito e o Projeto de Requalificação Urbana da Rua 14 de julho.

A pauta do encontro também tratou do balanço do Movimento Maio Amarelo, que visa reduzir os feridos e mortos no trânsito. A análise das ações demostram que apesar dos 7 óbitos no mês de maio,  a repercussão foi positiva, com adesão de mais instituições, apoio maciço da mídia espontânea,  trabalhos em escolas. Inclusive, as ações se estenderam até o interior do Mato Grosso do Sul e foi visível o crescimento do Movimento.

Como 42% dos acidentes envolvem motociclistas em Campo Grande (2014), todos os integrantes do GGIT também aderiram à campanha que iniciou no final do mês de maio, com inserções na mídia divulgando esses dados e a utilização de frases de impacto como “Fez tantas ultrapassagens perigosas, que deixou sua própria vida para trás”. A
intenção é continuar ao longo do ano com a estratégia de sensibilização e ampliar a divulgação.

“É um grupo vulnerável, pelo excesso de velocidade e falta de proteção. Cerca de 80% dos acidentes graves envolvem motociclistas, da faixa etária de 18 a 25 anos de idade. Por isso, todos os órgãos que participam do GGIT  trabalham com suas especificidades, mas as ações são integradas. A meta é alcançar um objetivo maior, intensificar o combate à violência  e reduzir os acidentes”, destacou a presidente do GGIT e diretora-presidente da Agetran, Beth Felix.

Durante a reunião, Beth Felix também abordou sobre um projeto que em breve entrará em licitação, o de Requalificação da Rua 14 de Julho, onde estão previstas diversas melhorias para a região central, com a sinalização priorizando o pedestre. Já o vice-presidente do GGIT, Coronel Tolentino, tratou sobre a importância da Semana Nacional de Trânsito, que ocorrerá em setembro. Todos se comprometeram a trazer ações para serem debatidas na próxima reunião, em julho.

Fonte/Autor: Mariana Anunciação – DRT 113/04