TESTES DO SISTEMA DE INTEGRAÇÃO ENTRE PREFEITURA E CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE CHEGAM A FASE FINAL

Campo Grande, 08/09/2017 às 08:40

Os testes que irão unificar o Sistema de Gerenciamento Legislativo (SGL) da Câmara Municipal com a plataforma ‘Fala Campo Grande’ da Prefeitura estão sendo finalizados. Com o objetivo de oferecer serviços com mais qualidade e rapidez, a Prefeitura, por meio da Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação), fez diversas reuniões para apresentar e ajustar os detalhes do projeto de integração dos dois sistemas.

Até então, as indicações feitas pelos vereadores eram encaminhadas para a Prefeitura e se transformavam em processos, organizados em pastas de papel. Com a integração dos sistemas, essa interação passará a ser totalmente através do meio digital, dando um fim aos processos de papel. A expectativa é que se diminuam drasticamente os gastos financeiros nesse processo e que o tempo de tramitação seja muito reduzido.

“Além de trazer economia para os cofres públicos, a integração dos sistemas vem para desafogar o processo humano, uma vez que já estava praticamente inviável continuar manualmente com os registros e todo esforço físico que essa ação demandava”, lembra a Chefe da Assessora Técnica da Secretaria de Governo e Relações Institucionais do Município (SEGOV), Angela Aparecida Ferreira, referindo-se às mais de 20 mil indicações enviadas este ano pela Casa de Leis.

O Diretor-Presidente da Agetec, Paulo Fernando Garcia Cardoso, considera essa integração um grande avanço na forma como a Câmara e a Prefeitura Municipal irão lidar com tão importantes demandas.

“Quando participamos de uma reunião com a equipe de tecnologia da Câmara propusemos essa ideia de integração e eles foram muito receptivos, condição essencial para que o processo tivesse prosseguimento. A partir dessa integração os vereadores terão condições de saber rapidamente qual a situação daquilo que demandaram aos órgãos do município, isso facilitará sobremaneira a forma como poderão cobrar as Secretarias e devolver as informações ao cidadão que é o principal interessado. Sem dúvida nenhuma é um grande avanço, que além de trazer economia aos cofres públicos trará transparência e celeridade nesse processo. Quem ganha é a população”, finaliza.

WhatsApp Image 2017-09-08 at 18.59.37Na apresentação feita esta semana pela Agetec para os servidores da Segov, os técnicos finalizaram os últimos detalhes para que dêem início a essa integração já no mês de setembro, bem como para colher dos operadores do sistema as sugestões e ajustes necessários para que a ferramenta tenha o perfil de quem vai utilizá-la. A próxima reunião está marcada para o dia
11 de setembro com os servidores da Câmara Municipal.

Essa integração faz parte da plataforma ‘Fala Campo Grande’, que já é utilizada pelo cidadão para participar da administração municipal através do atendimento por telefone, aplicativo móvel, internet ou atendimento presencial pela Ouvidoria.