AGETEC RECEBE CURSO DE FORMAÇÃO DE BRIGADA DE INCÊNDIO

Campo Grande, 01/11/2017 às 16:57

O incêndio é um dos riscos mais comuns e com maior potencial de danos às pessoas e bens. Pensando nisso, a Agetec (Agencia Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação) solicitou ao Corpo de Bombeiro Militar o curso de formação de Brigada de Incêndio para os servidores da casa.

“Quando chegamos à Agência nos deparamos com uma estrutura predial bastante frágil no quesito segurança e acessibilidade. Junto com a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, elaboramos um projeto para a reforma. Por isso, a formação da Brigada faz parte da ideia de tornar o prédio da Agetec mais seguro e acessível a todos”, explica o Diretor Presidente da Agetec, Paulo Fernando Garcia Cardoso.

A formação contra incêndio aconteceu em dois dias e qualificou dez servidores para prevenir e combater eventuais incidentes dessa natureza. O curso foi ministrado pelo chefe da Seção de Apoio Logístico Comando Metropolitano de Bombeiros, Capitão Paulo Costa Neto em três modalidades: combate a principio de incêndio, primeiros socorros e abandono de área.

Na primeira fase, os participantes tiveram noções básicas sobre tipos de incêndio e como realizar em segurança a evacuação do prédio. Embasados com conhecimento teórico, os voluntários fizeram um simulado de combate a incêndio predial. Eles tiveram noção sobre deslocamento com os equipamentos, organização de Guarnições de Combate a Incêndios e métodos de combate – direto e indireto.

IMG_1014

“É muito importante que os servidores saibam quais são os procedimentos básicos, no caso de algum imprevisto. É essencial que eles identifiquem as possíveis ameaças, a fim de que procedam conforme as normas de segurança”, explicou o Capitão Costa Neto.

Conforme Costa Neto, a cada um minuto em parada cardio respiratória, perde-se 10% de vida. “Um local onde não há formação de brigada fica exposto a resultados traumáticos, pois os primeiros minutos durante a ocorrência são determinantes para o resultado na saúde e bem estar da pessoa em risco”, explica.

No segundo e último dia do curso, os servidores aprenderam técnicas de Primeiro Socorros, com o Subtenente Marcelo Sampaio Ocampos, que esclareceu dúvidas e desmistificou algumas informações. Para o servidor Mário Guarnieri, o curso foi muito importante. “As aulas teóricas e práticas foram esclarecedoras para a nossa formação, pois para ter êxito é preciso realizar os procedimentos corretamente”, ponderou Mário.