CONTROLADORIA E AGETEC REALIZAM I WORKSHOP SOBRE ATUAÇÃO SISTÊMICA PARA SERVIDORES MUNICIPAIS

Campo Grande, 01/03/2018 às 09:32

O planejamento das ações e iniciativas da Prefeitura Municipal de Campo Grande é imprescindível para a entrega dos resultados, sendo a atuação sistêmica uma forma de integrar os órgãos e entidades para execução conjunta dos projetos, alinhando expectativas e unindo esforços em prol da sociedade.

A partir dessa premissa, o administrativo municipal reuniu secretários, diretores e titulares das secretarias, órgãos e autarquias públicas do município para discutir os sistemas que definem a atuação dos órgãos e entidades no âmbito do Poder Executivo. O “I Workshop – Atuação Sistêmica Municipal”, aconteceu na última quarta-feira (28), organizado pela Controladoria-Geral de Fiscalização e Transparência (CGM) em parceria com a Agência Municipal de Tecnologia e Inovação (Agetec).

A Agetec atua como Órgão Central do Sistema organizacional de TI, responsável por  emanar as normas e procedimentos padrões, como formulários, fluxos de trabalho e orientações a todos os órgãos e entidade da Prefeitura. A agência também regula como órgão auxiliador na construção de normas e procedimentos padrões de todos os outros sistemas organizacionais.

WhatsApp Image 2018-02-28 at 11.09.57“O objetivo é envolver os órgãos públicos municipais na identificação dos seus processos e procedimentos, sobre como funcionam e como se integram na estrutura organizacional da Prefeitura. A Agetec possui um papel importante na atuação sistêmica, já que é o Órgão Central do Sistema Administrativo de Gestão de Tecnologia da Informação”, explica o Diretor-Presidente da agência de tecnologia, Paulo Fernando Garcia Cardoso. Ele enfatiza que “com a consolidação da atuação sistêmica será possível trazer ainda mais transparência à gestão pública e clareza nos serviços prestados aos cidadãos”.

Para o Secretário Municipal da Controladoria-Geral de Fiscalização e Transparência, Evandro Bandeira, o evento serviu também para esclarecimento da Lei n. 5.793, que institui o sistema organizacional do município. “Nós estamos partindo para uma modificação estrutural da prefeitura na forma da prestação de serviço. Hoje foi uma oportunidade de todas as secretarias e funcionários entenderem o que é e como funciona esse sistema, que traz a integração e transparência dos serviços prestados”.

Ao longo do encontro, foram discutidos os sistemas elencados no art. 51 da Lei n. 5.793, de 3 de janeiro de 2017. São eles: Sistema Municipal de Planejamento; Sistema de Gestão Econômica; Sistema de Controle Interno; Sistema de Ouvidoria; Sistema de Recursos Humanos; Sistema de Previdência Social; Sistema de Gestão de Bens e Serviços; Sistema de Gestão de Tecnologia da Informação; Sistema de Mobilidade e Acessibilidade Urbana; Sistema de Gerenciamento da Segurança; Sistema de Bem Estar Social e Sistema de Gestão de Sustentabilidade.

IMG-1250

Conforme o Diretor de Inovação e Gestão Pública da Agetec, Cláudio Ramos, a dinâmica de organização do fluxo de trabalho da atuação sistêmica precisa ser replicada em todas as estruturas da Prefeitura. “Uma momento ímpar para melhoraria da gestão e eficiência dos procedimentos e serviços prestados”, reafirma o Diretor de Inovação e Gestão Pública da Agetec, Cláudio Ramos.

O grupo de trabalho para a Elaboração do Manual de Procedimento Administrativo, que visa discutir o tema e orientar os demais servidores do Município, é composto pela Controladoria-Geral de Fiscalização e Transparência (CGM), Gabinete do Prefeito (Gapre), Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais (Segov), Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento (Sefin), Secretaria Municipal de Gestão (Seges), Procuradoria-Geral do Município (PGM) e Agência Municipal de Tecnologia e Inovação (Agetec).